Buscar
  • Arena do Trade

06 dicas de gestão para a Indústria

Dicas de como fazer a gestão da sua empresa de forma prática e eficiente.




Sabemos que administrar uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis, ainda mais quando falamos de indústria, onde os caminhos são longos, as demandas são grandes e o processo tem que ser rápido e ágil, além de, obrigatoriamente, ter toda a eficiência necessária para que tudo esteja sempre alinhado.

No meio dessas tantas características necessárias para um bom andamento, ainda temos que contar com a crise econômica que nosso país está passando, o que acaba sendo ainda mais trabalhoso dar continuidade nesse processo tão minucioso.

Você não sabe como inovar e sair na frente no mercado, diante de tatos percalços? Abaixo daremos 6 dicas de como enfrentar a crise, economizar e ainda sair ganhando.



01: Otimize suas informações

É fundamental para o bom andamento de qualquer empresa, que suas informações estejam em um local de fácil acesso e de simples compreensão, para que todos possam entender seu conteúdo e, a partir delas, possa ser tomada decisões estratégicas.

Hoje já podemos contar com a ajuda de aplicativos que otimizam tempo, auxiliam no gerenciamento de estoque, faturamento e até mesmo da equipe que atua no ponto de venda, fazendo com que as decisões sejam tomadas de forma mais assertiva, de forma a evitar que atitudes erradas sejam prejudiciais para os negócios.



02: Reduza os custos

A redução dos custos é fundamental para driblar os momentos de crise, o qual nosso país está vivendo. Neste caso, a melhor forma de reduzir as despesas de uma indústria é, sem dúvida, analisar todos os gastos extras e desnecessários, além de saber todos os custos relativos a produção, evitando que sejam desviados de seus reais interesses.

Com a tecnologia mobile voltado para industrias, já é possível fazer o gerenciamento de ponta a ponta da cadeia de suprimentos, ou seja, por meio de um aplicativo, é possível gerenciar todos os campos da empresa, a fim de evitar gastos demasiados, seja no estoque excessivo de mercadorias ou, até mesmo, na falta dele, onde o prejuízo também é insatisfatório para o seu bom andamento. Além disso, também é possível fazer a distribuição correta da verba destinada para o trade, sendo possível acompanhar cada investimento, e se é adequado para determinada operação, se deve ou não fazer com que seu investimento seja maior e tudo isso em tempo real, na palma da mão, fator este que o torna eficiente para soluções imediatas.



03 – Seja preventivo

Para que tudo caminhe em ordem, é necessário que haja manutenção periódica dos equipamentos e materiais, principalmente em tempos de menor demanda, já que é nesta época que se pode tirar um tempo maior para ajustar o que é necessário para os tempos de fluxo mais intenso. Fazendo essas manutenções, evita-se a perca de tempo e dinheiro, já que a possibilidade de algo não funcionar corretamente nas altas demandas é menor, pois todos os reparos foram feitos, evitando assim, prejuízos maiores.



04 – Capacite os seus funcionários

A capacitação de qualquer indivíduo é fundamental para o seu próprio crescimento profissional e também da sua empresa, uma vez que ele usará de seus conhecimentos para trazer benefícios para ela.

Um funcionário sem conhecimentos sobre sua profissão é totalmente insatisfatório para o bem-estar de um ambiente corporativo.

Por isso recomenda-se sempre estar investindo em cursos, palestras e treinamentos, sejam eles com conteúdo online ou presencial, o importante é estar dentro da área de atuação da empresa e do trabalho destinado ao colaborador.



05 – Tenha cautela

Toda empresa quer ver o seu negócio se expandir e tornar-se uma grande indústria, porém, é importante que se tenha cautela quanto ao investimento de novas máquinas, novos materiais e, principalmente, novos funcionários.

Toda essa demanda é importante e faz toda diferença, porém, de nada adianta investir em novas máquinas e aparelhos e descontinuar o que estava funcionando, se a demanda não for tão maior quanto antes. Deve –se pensar se, de fato, é essencial que seja investido um alto dinheiro na compra de máquinas e quais serão as vantagens e benefícios dessa nova aquisição.

O mesmo deve ser pensado a respeito de novos colaboradores. Será que é realmente necessária uma nova contratação? Será que os profissionais que a empresa hoje tem não são suficientes? Será que podemos readequar algumas áreas e remanejar os funcionários? Essas e outras questões devem ser levadas em conta na hora de mudanças, principalmente se a alta demanda da empresa for previamente temporária, pois sabe-se que nos meses seguintes o fluxo irá sofrer uma perceptível redução. Sendo assim, é bom analisar os prós e contras de novas aquisições e contratações.



06 – Invista em novas tecnologias

Nada mais importante dentro de uma empresa do que tecnologia, que possa ajudar no dia a dia das tarefas e na sua produção. Os recursos tecnológicos são fundamentais para que tenha novas soluções dos negócios e resultados imediatos.

Nos dias de hoje é possível acompanhar tudo por meio da tecnologia, seja pelo setor administrativo, financeiro, comercial, produção, marketing e diversos outros departamentos da empresa, tudo isso graças a otimização das informações, que podem ser agrupadas todas em um único sistema, deixando todas as partes envolvidas por dentro do que está ocorrendo em sua gestão.

O uso de planilhas pode ser descontinuado e, no seu lugar, pode ser incluso tecnologias mobile, onde as informações estão todas em um único lugar, capaz de fornecer informações que, até então, eram obtidas somente através de papeis, ou seja, essas informações demoravam à chegar e, por vezes, ainda vinha com dados inconsistentes.

Com a chegada dos aplicativos, foi possível a otimização das informações e tempo, já que tudo é feito de forma simplificada e em tempo real, onde no mesmo instante em que você insere determinados dados no sistema, qualquer outra pessoa pode acompanhar do outro lado sua ação.

Essa transformação, na forma como as informações são expostas, são totalmente eficazes e produtivas, uma vez que é possível tomar qualquer tipo de atitude à partir dos dados obtidos pela ferramenta, evitando que eles sejam perdidos e/ou alterados por terceiros.


Saiba dessas e mais soluções aqui em nosso blog. Confira quinzenalmente os conteúdos disponíveis e fique por dentro de todas as dicas que fornecemos para a indústria e varejo!

16 visualizações

Receba nossas notificações

© 2019 Copyright https://www.arenadotrade.com – Blog com conteúdo voltado para gestão de Trade Marketing e Merchandising