Buscar
  • Arena do Trade

Novas tendências para o varejo em 2020

O ano de 2019 está terminando e o próximo já aponta as novidades e tendências para 2020, que promete novas formas de vendas e um novo conceito para toda rede varejista.







De novas tecnologias até novos canais de venda e interação com o consumidor, o novo ano já dá indícios de que o céu é o limite e que as novidades não param nunca de acontecer, e são elas as grandes causadoras da revolução do cenário atual que estamos vivendo.

Listamos abaixo as principais tendências para o novo ano:


Importância da tecnologia para atração de novos consumidores

Hoje o consumidor não entra em uma loja somente para comprar alguma coisa, ele vai em busca de novas experiências de compra e a forma como ele poderá interagir com o produto. O mercado tem apostado alto nas novas tecnologias de realidade virtual com óculos 3D, realidade aumentada, projeções holográficas e interações via sensores. Essa mudança na forma como o público é atraído foi ganhando cada vez mais espaço, sendo o grande diferencial na decisão de compra sobre determinado produto.

A experiência de se ver dentro de uma história em uma realidade virtual, projetada através de um óculos 3D, fez com que se tornasse um dos melhor artifícios estratégicos para a escolha decisiva na hora de fechar uma compra.

Interações de diversos tipos são lançados todos os dias no mercado, e esse é o canal mais promissor para o novo ano, onde as empresas varejistas investirão milhões de reais em seus projetos, a fim de atrair um público cada vez maior e despertando neles a vontade de se viver novas experiências e sensações.



Personalização de produtos

Quem é que não gosta de se sentir importante, valorizado e saber que não é mais um em meio a tantas pessoas? É justamente nisso que as grandes marcas presentes no mercado estão apostando: fazendo cada consumidor se sentir especial e valorizado!

Essas grandes empresas começaram a investir em personalização ao gosto particular do seu cliente, tornando o que seria mais um produto em algo especial.

A Nestlé lançou na metade deste ano, em um shopping da capital paulista, um quiosque com um robô, onde o consumidor interagia com ele, escolhendo os chocolates de sua preferência, para inserir dentro da caixa.A atração foi um sucesso, atraindo milhares de clientes querendo personalizar sua caixa, definindo o que queria, de fato, consumir.

Uma novidade no mercado que fez toda a diferença para a marca em um curto espaço de tempo e levou alegria para muitos que estavam ali.


Experiência Omnichannel

Uma nova tendência do varejo, que unifica todos os canais utilizados por uma empresa, absorvendo todas as áreas e deixando o consumidor livre para escolher a forma com que quer se relacionar. Com essa novidade, é possível o cliente escolher pelo aplicativo online qual produto queira comprar, ir até a loja física e ver as especificações do produto, ter clareza do que esta comprando, efetuar a compra e receber o produto em casa. Desta forma, ela integra a loja virtual, física e seu consumidor, facilitando as condições de venda e gerando uma nova opção de compra . Algumas lojas físicas ainda conseguem chegar no valor do produto anunciado em site, o que antes não era possível.

Novidades iguais a essa é fundamental para o progresso de todas as empresas que estão hoje no mercado, permitindo que cada consumidor final tenha mais liberdade durante suas compras.



Compras sociais

Andando em paralelo com o Ominichannel, as compras sociais vieram para mudar o antigo modelo de compras somente pelo site do anunciante. Hoje é possível realizar compras direto pelos aplicativos de redes sociais, como, por exemplo, o Facebook e Instaram diretamente pelos stories e feed de noticias, onde os links te encaminham diretamente para o fechamento do item escolhido, facilitando a busca dos seguidores que acompanham a página/marca.

Um método prático e fácil, que permite interagir com as vendas ao cliente, dispondo de uma plataforma social, onde o consumidor é instigado a compra mesmo sem precisar, apenas porque esta ali exposto em sua vitrine online.


Entrega no mesmo dia

O que antes demorava de uma semana à quinze dias para receber uma mercadoria comprada pela internet, hoje você pode retirar a compra efetuada no mesmo dia.

Essa foi a grande revolução na forma de agradar o cliente, que tem o poder de decisão em mãos naquele determinado momento, que quer e precisa dele para aquela determinada hora e que não quer esperar a sua compra chegar. Com essa novidade, o consumidor paga e sua entrega é agendada para o mesmo dia. Algumas redes ainda dão a possibilidade de frete grátis para quem retirar diretamente na loja, barateando ainda mais o item comprado.

Com essa mudança, mais clientes acabaram adquirindo produtos, fazendo circular o mercado varejista, que tem como aliado a praticidade das novas tecnologias, capazes de controlar e gerenciar todo o estoque das marcas, fazendo, desta forma, a venda segura ao cliente.






28 visualizações

Receba nossas notificações

© 2019 Copyright https://www.arenadotrade.com – Blog com conteúdo voltado para gestão de Trade Marketing e Merchandising